domingo, 1 de novembro de 2009

Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do
Professor em Tempos de Web Arte e Copyleft
Luís Rogério da Silva
Bacharel em História e Física
Professor da Universidade Paulista

Síntese.
Os recursos virtuais como um componente de cursos presenciais e os problemas decorrentes do uso desta são abordados sob os aspectos das necessidades do mercado, ao qual a escola formal precisa se adequar.

Se, por um lado é válido a iteratividade do estudo tecnológico devido à rapidez e atualização da informação, ao baixo custo, a flexibilidade das formas de certificados, etc.; por outro lado, a informação nunca se deu de forma tão fragmentada e sem aprofundamento dentro de uma área do conhecimento. Ou seja, a quantidade de informação é ampla, porém superficial. O que é uma forma de atender as necessidades do mercado: mais curso, menos tempo. Tirando, assim, o privilégio da educação formal em ser o único pólo disseminador do conhecimento. Portanto não resta dúvida de que esta precisa, urgentemente, se adequar às novas necessidade do mercado para a sua sobrevivência. E, quanto aos desafios apresentados pela conjuntura atual, o professor só poderá responder se tiver desenvoltura no uso de instrumentos de informática, na leitura e na confecção de textos hipermediáticos, na abordagem de temas interdisciplinares e, portanto, se reivindicar meios de dispor de tempo regular para a sua formação continuada.

Fonte:http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf

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